Entenda como funciona o algoritmo do Instagram

 

Em 2016 o Instagram modificou o seu algoritmo, que passou a não exibir as fotos e vídeos por ordem cronológica e sim por relevância.

Com essa mudança, houve um grande descontentamento por partes de alguns usuários, que relatam que as publicações não são entregues aos seus seguidores.

Recentemente após solicitar uma coletiva com alguns jornalistas, em seu novo escritório em São Francisco, na Califórnia, a equipe do Instagram relevou como funciona o algoritmo e como ele é formado.

Interesse, atualidade e relacionamento

Segundo o Instagram, o algoritmo trabalha de forma personalizada, portanto se 2 perfis distintos, seguirem os mesmos usuários, e não mantiverem o mesmo comportamento, de curtir e comentar as publicações, o mesmo tempo de permanência na rede social, o feed de cada perfil será diferente. Portanto a algoritmo se baseia no comportamento passado do usuário para criar um feed único para cada pessoa.

De acordo com a empresa, são três os parâmetros mais importantes, hoje, na hora de definir o que vai aparecer no seu feed:

  • Interesse, o Instagram analisa o seu comportamento; ou seja, ele considera as fotos você curtiu, comentou, salvou para definir o que será mais importante e que terá maior relevância.

 

  • Atualidade, o algoritmo prioriza as publicações com datas mais relevantes e não as que tenham mais de uma semana, por exemplo. As publicações com conteúdos em destaque dentro da rede social também ganha mais visibilidade.

 

  • Relacionamento, o Instagram prioriza as publicações de perfis nos quais você mais tem interações por exemplo, fotos perfis você sempre curti ou comenta, publicações com marcações de localidade ou outros perfis, entre outras interações.

 

O Instagram destacou três fatores importantes que são capazes de influenciar o ranking: a frequência em que o usuário visita a rede social; a quantidade de contas seguidas, e o tempo em que as pessoas passam dentro da plataforma. Vale ressaltar que o Instagram irá incluir uma nova função para acompanhar o tempo que o usuário passe logado na rede social.

Usuários que utilizam muito os Stories e Lives não são mais beneficiados que outros, segundo a empresa, não existe punição para os usuários que realizam uma quantidade maior de publicações por dia ou que utilizam muitas hashtags.

 

O que posso fazer para ter mais visibilidade e engajamento em meu Instagram?

 

De acordo com o próprio Instagram, os principais parâmetros para a formação do feed estão relacionados a interações entre perfis e usuários. Uma rede social é criada com o proposito de estabelecer relacionamentos, e para que o relacionamento ocorra é importante que ocorra as interações.

Criar uma biografia, publicações e legendas perfeitas não são mais suficientes para criar um vínculo de relacionamento com os seus seguidores. O perfil deve aproveitar de todas as funções disponíveis na rede social para mostrar que aquele determinado perfil tem um valor em conteúdo e informações para os usuários.

Nossa equipe selecionou algumas dicas para te ajudar:

 

  • Crie uma identidade com seus seguidores: opte por textos mais informais, que levem os seguidores a querer interagir ou marcar outros usuários.
  • Alguns temas como frases, pensamentos, dicas e o humor podem ser utilizados em todos os segmentos.
  •  Crie histórias, mostre que sua marca é mais do que “vender”. Faça com que os seguidores saibam que cada um tem um valor especial.
  • Um ao vivo as vezes vai bem: Independente que qual o seu segmento, aproxime-se de seus seguidores. As lives são uma ótima opção para apresentar produtos, promoções, tirar dúvidas e aumentar a interação dos usuários com o seu perfil.
  • Na onda do momento: aproveite o que está acontecendo atualmente, e leva uma conteúdo diferente, inesperado e com humor aos seus seguidores.
  • E por fim, segmente seu publico, e realize interações, curtindo, comentando e seguindo.

 

Então mãos na massa!

Ficou com alguma dúvida, fale com a gente.

 

instagram

Loading Facebook Comments ...
Develope by Vedrak Devs